Respeito é bom...

Meu maior medo quando tentei ministrar aulas foi aprender a respeitar e principalmente lidar com os alunos, afinal, é claro que já tive a idade que eles tinham - e por sinal isso não faz muito tempo - mas às vezes - como acredito que aconteça com todo mundo - tenho certos problemas com alguns "tipos" de pessoas.

No primeiro dia, achei que seria difícil, como realmente foi - nunca será fácil - pois, como disse, havia mais de um aluno dentro da sala, o que me obrigava a lidar com várias personalidades diferentes e além de personalidades, humores diferentes, pois nem todos vinham de bom humor ou concentrados no mesmo dia, aliás, havia turmas que pareciam não se concentrar nunca - claro que é uma brincadeira - entretanto, como disse na postagem "O que aprendi ensinando" e reafirmo nesta postagem: aprendi muito com cada um dos alunos - ou pelo menos com boa parte deles - e isso é algo que não posso negar.

Mas mais do que aprender com eles, aprendi a respeitar muitos deles, assim como percebi que tantos outros aprenderam a me respeitar, talvez não com a autoridade de um professor - admito, tenho caráter "tirano" mas não fui tão severo como poderia ser - até porque poucas vezes agi como um 'professor clássico' que tenta criar um abismo entre o conhecimento e os alunos, de modo a ser apenas ele o único a dominar o saber, pelo contrário, para muitos tentei ser praticamente um amigo, um companheiro de jornada, daqueles que você sabe que pode contar na dificuldade.

Eu seria arrogante demais em dizer que consegui atingir o objetivo de dizer que me tornei amigo de todos os alunos, que consegui fixar os assuntos por ser um excelente professor ou qualquer coisa nesse sentido, entretanto, uma coisa me fez muito feliz em toda essa caminhada: saber que consegui conquistar mais do que apenas a obediência cega de alguns alunos por ter sido o professor deles e que conquistei o respeito de alguns alunos que com o tempo também fui aprendendo a respeitar.

Postar um comentário

0 Comentários