Experiência requerida

Engraçado como a gente só começa a se importar verdadeiramente com algumas coisas quando tais problemas nos atingem.
Eu nunca gostei dos anúncios do tipo: 

"Precisa-se de funcionário - necessário experiência de 2 anos"

Claro, é sempre bom ter um profissional qualificado e que saiba como lidar com certas funções dentro de uma empresa, quanto a isso não discórdo, mas afinal, por que praticamente toda a vaga de emprego tem esse tipo de anúncio?
Concordo que não se pode colocar inadvertidamente uma pessoa extremamente tímida para trabalhar em setores em que se precisa manter contato com fornecedores e/ou clientes ou uma pessoa que tenha sérios problemas com matemática para trabalhar com contabilidade, entretanto, é possível sim alguém que tenha afinidade com áreas específicas e nenhuma experiência desempenhar bem as funções requeridas.
Isso tudo é para demonstrar o que, que muitas empresas não possuem um bom setor de recrutamento, capaz de avaliar um candidato apto e um não apto para certas funções?
Mais do que experiência o candidato tem de ter vontade de aprender e crescer, pois é a força de vontade e o empenho que vão fazer a diferença no desempenho das funções.
Até porque em alguns casos as empresas exigem um alto tempo de experiência anterior porém restringem a idade máxima do candidato, o que torna a vaga um tanto quanto exclusiva demais.
Sim, compreendo que é um modo de evitar que o departamento de recursos humanos (quando existe) ou o responsável pelas contratações tenha de entrevistar candidatos sem o perfil necessário, porém isso também retira as chances de uma empresa obter um excelente funcionário que só espera a oportunidade de conseguir o seu primeiro emprego.

"Se não nos é dada a primeira oportunidade, como obter experiência?"

Postar um comentário

2 Comentários