2014 - porque os turistas são mais importantes que os brasileiros!

Li uma notícia engraçada há pouco tempo atrás, dizia que o governo federal havia aprovado a isenção de impostos para a construção do estádio do S.C. Corinthians P., logo no primeiro momento achei uma ideia bastante sem sentido, depois vi que não parava só aí, essa isenção se estenderia para todos os estádios da futura Copa de Futebol de 2014.
Oficialmente nunca gostei das opiniões do ex-jogador e atual deputado Romário, só que nos últimos tempos ele falou algo digno até de aplausos ao afirmar que a Copa precisaria de "um milagre", devido aos seus altos orçamentos, alguns me perguntarão: "qual a relação direta entre citar a notícia no parágrafo anterior e falar sobre a citação do Romário?" e eu respondo: "simplesmente porque compartilho da ideia dele".
Longe de fazer politicagem e elogiar partido A ou B ou político C ou D, apesar não conhecer 'as finanças' do Brasil, acho que uma Copa do Mundo de futebol exige muito investimento, alguém pode me criticar e dizer que isso vai trazer turistas e lucro para várias empresas, vai sim, mas um campeonato desses não é pura e simplesmente futebol, vamos ter milhares de turistas circulando pelo nosso país, o que exigiria uma melhor condição das estradas e menor desacato com os passageiros nos aeroportos.
Damien Pierson, turista francês há pouco tempo morreu no RJ ao cair do bondinho a uma altura de 15 metros após pasar por um espaço entre a estrutura dos Arcos da Lapa e a grade de proteção, ou seja, uma tremenda falta de responsabilidade de quem mantem o transporte (para não dizer desleixo), apesar de haver relatos de uma má conduta do francês, esse era um tipo de situação a ser prevista, já que envolve o transporte de pessoas, relatos indicam que após ter caído Damien ainda teve seus pertences roubados por alguns garotos de rua.
Afinal, como queremos trazer milhares de turistas para o nosso país se não cuidamos nem da nossa segurança? Como trazer pessoas de fora se nem ao menos conseguimos cuidar da nossa gente que vive na miséria e em condições sub-humanas? Como lotar nossos aeroportos de pessoas que esperarão por voos que podem demorar horas para chegar? (isso quando não cancelados).
Francamente, temos um Nordeste inteiro, além diversas regiões de favelas para cuidar antes de sequer pensarmos na ideia de organizar uma Copa do Mundo, enquanto o Governo oferece incentivos para grandes construtoras e para os milionários cartolas do futebol construírem seus belos estádios, vivemos inundados por toda a sorte de impostos que podem existir e tenha certeza, pagaremos e muito caro por essa Copa, mesmo sem sequer cogitar ir aos estádios, até porque para uns poucos terem isenção outros tantos terão sobrecarga de impostos.
Prefiro meu país cuidando do seu povo do que fingindo ser capaz de trazer milhares de turistas para um evento esportivo, não precisamos provar para a Europa que conseguimos organizar um grande evento e sim mostrar que podemos ser uma grande nação, deve ser porque nossos governantes adoram o fato de nosso país ser famoso pelo carnaval, pelo futebol, pela pobreza, violência...
Sem dúvida um belíssimo título a ostentar...

Viva a Copa do Mundo que por um mês vai nos fazer esquecer que vivemos em um país que sequer se importa com quem precisa de ajuda e que prefere fazer assistencialismo barato do que prover condições dignas de sobrevivência.

"Porque nem todos os gritos de gol poderão sufocar o grito de dor de quem precisa de ajuda..."

Postar um comentário

2 Comentários

  1. O Brasil nunca terá uma revolução, porque:

    - Temos o carnaval;
    - A copa do mundo;
    - micareta;
    - bolsa vadiagem;
    - analfabetismo.

    Sendo que 90% dessa herança maldita brasileira vem do nordeste, a terra dos vadios.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em termos com o que tu dizes, sim, vivemos demais só das festas e tudo isso, porém não se pode colocar a culpa só nos nordestinos não, até porque lá existe sim muitas pessoas que lutam para sobreviver (sem depender apenas do dinheiro do governo) e 'pros lados de cá' também existem muitas pessoas que vivem se aproveitando da solidariedade e esforço alheio...

    ResponderExcluir