Exepriência requerida

A principal saudade que eu tenho dos meus 16 ou 17 anos, é que existiam menos desculpas para tudo.

Quer dizer, eu tinha 17 anos e poderia escolher que empresa trabalhar ou qual profissão assumir, bastava enviar um currículo, me portar bem na entrevista e as coisas funcionavam, para praticamente qualquer área.

Isso não quer dizer que eu me considere melhor que os outros ou que eu deva ser contratado de imediato, mas hoje em dia, quando se procura emprego os empregadores já têm na 'ponta da língua' que não estão contratando por causa da crise, que a crise não deixa eles investirem em mais funcionários e outras desculpas.
Sim, eu não sou tão alienado, eu sei que existe uma crise econômica no Brasil e embora eu não esteja aqui para questionar as causas dela, eu gostaria de expor algumas das consequências.

Afinal, nunca tive muito problema para trabalhar, não acredito que nenhuma função - desde que devidamente legalizada - seja ultrajante, afinal, todo trabalho é trabalho, porém, esse 'advento de crise' gerou uma outra crise nas pessoas: a crise de caráter.

Há algum tempo atrás eu vi uma oferta de emprego para uma ação temporária na qual contratavam moças para fazer pipoca e uma das exigências era que a mesma enviasse duas fotos de rosto e de corpo para a empresa, quer dizer, não basta atender bem e saber fazer pipoca, a moça também precisa ser uma modelo para poder assumir a função.
Isso sem contar as diversas vagas para as quais eu me inscrevo e vejo que um dos requisitos dos empregadores é que se tenha domínio de um sistema X ou Y de gerenciamento.

Isso é ridículo, quer dizer, quando o sistema chegou na empresa alguém já tinha experiência com ele?

Ou seja, sob um pretexto de 'querer qualificar a mão de obra' as empresas colocam requisitos absurdos - ou improváveis - e continuam a oferecer remunerações baixas, isso não é 'dar oportunidade', é 'exercer o oportunismo'.

Eu tenho 25 anos, e depois de quase 10 anos atuando em uma mesma área, estava tentando mudar de profissão, mas hoje já estou considerando sorte conseguir uma profissão - em qualquer área que seja - se pra mim está difícil, eu não quero nem imaginar
quem tem mais de 40 ou 50 anos e passou a vida inteira trabalhando em um mesmo de setor de uma empresa.

Postar um comentário

0 Comentários