O Lula, o Facebook e o SUS

Essa semana para os noticiários foi marcada como a semana da descoberta de um câncer malígno na laringe do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio da Silva, o assunto rondou os jornais, os telejornais e como não podia ser diferente também habitou as redes sociais.
Acabou chegando ao Facebook e de uma maneira - considero eu - um tanto engraçada, já que chegou ao meu conhecimento um 'protesto' pedindo que Lula fizesse seu tratamento pelo SUS.

Eu sinceramente ri muito no primeiro momento que vi esse 'protesto', pois encarei como brincadeira, entretanto, vi que alguns colegas do Facebook acharam uma ideia bastante ofensiva e assim como os simpatizantes difundiram tal protesto, os contrários repassaram uma réplica.

Só que nessa semana não foi só o nosso ex-presidente que 'ficou doente', também eu precisei de atendimento médico e desse modo pude conferir a diferença do público para o particular.

Realmente o abismo é muito grande, a diferença é gritante, pois num primeiro momento, fui no hospital da cidade vizinha que atende a população de toda a região e sinceramente, me senti mais doente ainda, fazia um bom tempo que eu não via uma fila de pronto socorro público - e particularmente prentendo não ter de ver de novo tão cedo - afinal, as pessoas realmente 'tinham cara de doentes' - OK, sei que é isso que se encontra em um hospital, mas não imaginava ver pessoas com expressões de tanto sofrimento e um clima tão pesado no ar - pra piorar a situação, eu cheguei lá às 16:00 horas, já passavam das 17:30 e nada, enquanto eu ouvia pessoas dizerem que já estavam esperando desde às 14:00, pois tinha apenas um médico para atender umas 15 pessoas.
Resultado: desisti e fui para o pronto atendimento da minha cidade - afinal, só teria gente daqui - realmente, tinha pouca gente esperando, entretanto, o diagnóstico durou cerca de dois minutos - pode me chamar de 'reclamão', mas acho que em dois minutos não dá pra se ver muita coisa - achei algo muito superficial, algo que não me bastou*.

Dois dias depois, ainda doente, volto a me consultar, dessa vez em uma clínica particular e a grande diferença: a espera foi bem menor, a atenção ao problema também pareceu maior e a tentativa de diagnóstico bem mais convincente.

Lógico que existem alguns 'parênteses':

- Se fosse um caso muito grave eu teria sido antendido um pouco mais rápido na fila do SUS;
- Não reclamo de quem me atendeu na minha cidade, apenas achei um diagnóstico muito rápido.

O governo justificava a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação ou Transmissão de Valores e de Créditos e Direitos de Natureza Financeira) - nome pequeno [risos] - como um imposto necessário para a manutenção dos serviços de saúde,  entretanto, a saúde pública no Brasil sempre foi uma 'calamidade pública' e CPMF pouco ajudou pra melhorar**, com a sua extinção o governo continua acreditando que precisa de um imposto equivalente para fomentar a saúde no País. - o que eu acredito que não ia servir pra absolutamente nada -

Mas voltando ao Lula, acredito que ele até teria um tratamento relativamente bom no SUS, mas só por ser o Lula, se fosse qualquer metalúrgico Luiz da Silva acho que não teria a mesma sorte...

Pessoalmente, acredito que se o Lula chegou onde chegou - politica e financeiramente - foi por esforço - (sem julgamento de caráter) porque até pra roubar se exige um certo esforço - e se ele sabe o perigo que seria se tratar no SUS algo tão grave como um câncer, que use seu plano de saúde particular, espero sinceramente que ele melhore e espero mais ainda que a 'saúde da saúde pública' melhore muito mais.


*Não difundindo a ideia de que diagnóstico bom é demorado.
**Eu sei que não funciona por causa dos 'desvios' até chegar no destino'.

Postar um comentário

0 Comentários