Independência ou liberdade

Não sei se todo mundo conhece a mesma versão da história da Independência do Brasil que eu conheço (vai que alguém conhece outra), mas enfim, a história que eu conheço prega que o Brasil para ser 'independente' de Portugal assumiria a dívida externa acumulada pelos lusitanos e (logicamente) se comprometeria a pagá-la.

Aí vem a dúvida, o país seria independente politicamente de Portugal, sendo regido pelo príncipe da Coroa portuguesa e dependente (por individamento) das grandes potências da época?

Por aí já se vê que desde 'o começo' o Brasil já tinha uma história confusa.

Eu até hoje não entendi o que comemoramos no dia de hoje, seria a nossa suposta liberdade das decisões políticas de Portugal (mesmo sendo comandados no início pelo príncipe da Coroa portuguesa) ou seria o fato de termos o direito de herdar a maravilhosa dívida de Portugal?

Eu sinceramente não me sinto nem um pouco independente, já que até hoje somos dependentes do great father USA que manda e desmanda muitas vezes dentro nosso próprio país, dependentes dos nossos políticos que nos aprisionam em leis absurdas que visam só o seu próprio bem-estar, ou seja, estamos livres do que?

Fora que comemoramos nossa independência com desfiles cívicos que obrigam nossas crianças e estudantes que mal sabem do que se trata tal desfile a caminhar sob o sol pelas avenidas de nossas cidades em troca de um ponto na média escolar, grande orgulho pela pátria que incutimos em nossas crianças, não é?

Entretanto se você se sente feliz por assumirmos as dívidas de Portugal ou por deixarmos de depender dos lusitanos para depender de 'bichos maiores':

Feliz dia da Independência!

Postar um comentário

0 Comentários