terça-feira, 31 de maio de 2011

Discutindo postagem alheia - E a culpa é de quem mesmo?

Partindo da postagem Greve dos Professores do blog Veja com Seus Olhos, fiquei pensando um pouco na questão do comportamento dos alunos dentro das salas de aula.
Será que realmente as más ações são derivadas da má índole das pessoas, ainda mais quando no início da formação de suas personalidades ou será tudo uma questão de costumes, algo já trazido de casa?
Em meu curto período de experiência profissional sempre trabalhei em ambientes de educação (três meses em um centro de educação infantil, três em uma faculdade e um ano e meio em uma escola com cursos profissionalizantes) e apesar das diferenças de idade entre os públicos atendidos pelas escolas percebi algo muito comum entre os alunos ditos de "má índole": muitos deles trazem esse comportamento de casa, mas não como algo inerente a suas personalidades e sim fruto de uma má educação por parte dos pais.
O fato é que muitos pais deixam seus filhos livres demais para que aprendam as coisas da vida com o mundo, só que muitas vezes isso não traz resultados muito bons, por outro lado, outros pais prendem seus filhos demais, fazendo com que ao primeiro sinal de liberdade eles se rebelem.
Não digo que em um futuro próximo eu também não cometa um desses erros mas gostaria de frisar que uma boa educação é feita com base no equilíbrio, ou seja, com liberdades até certo ponto, inclusive porque tudo que é demais não faz bem.
É importante destacar que ninguém é essencialmente bom ou ruim, tudo é apenas uma questão de costume, de convívio, pois em muitas vezes o meio onde vivemos influencia (e muito) na nossa personalidade.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...